quarta-feira, 7 de março de 2012

YwRobot SDCard Shield + Arduino Duemilanove

Faz algum tempo que comecei a me aventurar com o Arduino. Não demorou muito para que eu começasse a me aventurar no mundo dos shields existentes. Um amigo de faculdade me recomendou a compra desses no DealExtreme, porém como eu tinha pressa em montar um protótipo para a faculdade, acabei por me aventurar no mercado livre mesmo.

Um shield que comprei na semana passada, e que chegou hoje a minha casa, foi o SdCard da YwRobot - igual ao da foto abaixo.


A YwRobot é uma empresa chinesa, cujo público alvo é chinês. Dessa maneira todas as informações e documentações presentes na internet da mesma estão em: chinês! 

Como meu conhecimento de mandarim só é pior que meu conhecimento em javanês, precisei apelar para o bom e velho google. A impressão inicial que eu tive é de que ninguém antes de mim havia se aventurado em comprar algo dessa empresa. Assim, foi lendo, lendo e lendo que por fim eu passei a entender como deveria ser feita a ligação entre o shield e o arduino.

Aqui estou usando o nome shield, mas admito que não tenho certeza de que essa seria a nomeclatura correta, visto que ele não "cobre" o arduino, até mesmo por que essa peça é genérica e pode ser utilizada em outros microcontroladores. Por isso a melhor maneira de trabalhar com este é montando em um protoboard.



A ligação entre o SDCard e o Arduino, deverá ser feita conforme a tabela abaixo:


Pino do ShieldPino do Arduino
Vcc3v3
GndGnd
3v33v3
GndGnd
CS4
MOSI11
SCK13
MISO12
IN10
WP--



Caso você esteja usando o Arduino 1.0, você poderá chamar alguns dos exemplos que acompanham o programa. Pessoalmente recomendo a você começar com o Cardinfo, que serve para retornar dentro do console serial o tamanho do cartão SD entre outras informações. Caso você queria experimentar ler o conteúdo de um arquivo, recomendo experimentar o dumpfile que joga na seria o conteúdo do arquivo datalog.txt que estiver no cartão SD.