quinta-feira, 8 de março de 2012

Arduino + SD Card + LCD Shield fRobot

Em meu último post eu falei sobre como conectar o SD Card da YwRobot ao Arduino. Hoje eu mostrarei como conectar o mesmo SD Card Reader com o LCD Shield da fRobot no Arduino.


O primeiro detalhe que precisamos nos atentar é o da alimentação. No Shield da fRobot o 3v3 fica entre os conectores de RST e 5V. O Gnd por sua vez fica entre o 5V e o Vin - ou seja, a ordem dos pinos é a mesma, muda apenas o formato do conector.



O próximo passo é conectar o SD CardReader ao LCD Shield, e para tal você terá de recorrer as conexões localizadas no canto superior direito do board. Contando da esquerda para a direita (que na foto abaixo seria o fio verde) temos conectados na seguinte ordem:

  • SCK
  • MISO
  • MOSI
  • IN
  • CS



As três primeiras conexões seguem a mesma pinagem do post anterior. O problema está com o IN e o CS, pois os pinos 10 e 4 são utilizados pelo LCD Shield. Conectado como acima, estaremos usando os pinos 3 e 2 respectivamente para essas portas.

Feito isso, podemos mais uma vez utilizar o exemplo CardInfo do Arduino 1.0, tomando o cuidado apenas de efetuar as seguintes substituições:

24: #include
35: const int chipSelect = 2;36: LiquidCrystal lcd(8, 9, 4, 5, 6, 7);48: pinMode(3, OUTPUT);