quinta-feira, 8 de março de 2012

Arduino + SD Card + LCD Shield fRobot

Em meu último post eu falei sobre como conectar o SD Card da YwRobot ao Arduino. Hoje eu mostrarei como conectar o mesmo SD Card Reader com o LCD Shield da fRobot no Arduino.


O primeiro detalhe que precisamos nos atentar é o da alimentação. No Shield da fRobot o 3v3 fica entre os conectores de RST e 5V. O Gnd por sua vez fica entre o 5V e o Vin - ou seja, a ordem dos pinos é a mesma, muda apenas o formato do conector.



O próximo passo é conectar o SD CardReader ao LCD Shield, e para tal você terá de recorrer as conexões localizadas no canto superior direito do board. Contando da esquerda para a direita (que na foto abaixo seria o fio verde) temos conectados na seguinte ordem:

  • SCK
  • MISO
  • MOSI
  • IN
  • CS



As três primeiras conexões seguem a mesma pinagem do post anterior. O problema está com o IN e o CS, pois os pinos 10 e 4 são utilizados pelo LCD Shield. Conectado como acima, estaremos usando os pinos 3 e 2 respectivamente para essas portas.

Feito isso, podemos mais uma vez utilizar o exemplo CardInfo do Arduino 1.0, tomando o cuidado apenas de efetuar as seguintes substituições:

24: #include
35: const int chipSelect = 2;36: LiquidCrystal lcd(8, 9, 4, 5, 6, 7);48: pinMode(3, OUTPUT);




Um comentário:

anareis disse...

Querida(o) amiga(o). Estou fazendo uma Campanha de doações pra ajudar os jovens rapazes que estão internados no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos onde meu filho está interno também.Lá tem jovens que chegam só com a roupa do corpo,abandonados pela família. Eles precisam de tudo:roupas masculinas,calçados,sabonetes,toalhas,pasta de dentes,escovas de dentes,de um freezer, Roupas de cama,alimentos. O centro de recuperação sobrevive de doações,são mais de 300 homens internos.Eles merecem uma chance. Quem puder me ajudar pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agência 1257-2 Conta 32882-0