terça-feira, 12 de outubro de 2010

Instalando o Windows XP em um NetBook HP Mini 110 (110-1150 BR)


Incrível como o mercado de TI voltado para usuários domésticos é repleto de tosqueiras, e outras soluções oferecidas pela metade. Tomando um exemplo, o netbook HP Mini 110 (110-1150BR) é vendido nas lojas em duas versões: uma com o Windows XP Professional, e outra com o Windows 7 Starter. Em suma, o mesmo hardware com duas opções de sistema operacional, um antigo e completo e outro novo, porém limitado.

Na empresa onde trabalho compramos um com a versão limitada (7 Starter). Como possuíamos um licença adicional do XP sobrando, resolvemos instalar no disco. Esse computador utiliza uma controladora de disco da Intel ICH7M/MDH Sata AHCI, que obviamente o XP não suporta por padrão. Olhando no setup da máquina, não há qualquer configuração que permita alterar o modo como a controladora trabalha. Tentei o suporte da HP, que se recusou a prestar suporte pois a instalação que eu tentava fazer não era do sistema operacional que veio com o netbook, embora fosse um sistema operacional homologado para tal.

Resolvi então botar a mão na massa e com a ajuda do amigoogle, consegui fazer a instalação. A tarefa mais difícil da obra foi conseguir o drivers da controladora. A maioria das indicações que eu encontrava sobre o drivers desta para XP, apontavam para um link quebrado no centro de download da Intel. Procurando no
WikiDrivers encontrei esse link aqui válido.

Com o driver em mãos, foi a vez de baixar o nLite, para fazer a integração do mesmo com o cd de instalação do XP. Escolhi como única opção de customização a inclusão de drivers. Ao invés de criar uma ISO, escolhi para que o cd customizado fosse criado em uma pasta no HD.

Com a instalação já customizada, foi a vez de usar o
WinSetupFromUSB para criar o pendrive de instalação, indicando como fonte a pasta já customizada do XP. A instalação me pareceu bem mais lenta, e a instalação criada dessa maneira tem um detalhe, pois você precisará bootar pelo pendrive e escolher a primeira parte da instalação, e após rebootar você terá de mais uma vez bootar pelo pendrive e escolher a segunda parte da instalação.

Enfim, trabalho feito, basta instalar os drivers, disponíveis
na página da HP para o Windows XP, e então aproveitar o netbook com XP. Pelos meus testes, o desempenho dele, se comparado ao 7 Starter, ficou bem melhor com o XP.

Driver Controladora

http://www.mediafire.com/download.php?nnkemh1rj23
Página de Drivers da HP
http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareCategory?os=228&lc=pt&cc=br&dlc=pt&sw_lang=&product=4062559#N3014
WinSetupFromUSB
http://www.pplware.com/wp-content/uploads/faragao_imagens/installXP/WinSetupFromUSB-0.1.1.exe

5 comentários:

Maya Ribeiro McKinnon on 28 de março de 2011 15:45 disse...

Muito boa a dica. De qualquer modo optei por integrar o driver com o NLite e criar a ISO para logo em seguida criar um cd do XP exclusivo para esse HP Mini. Valew!

alinecampos__ on 16 de maio de 2011 19:38 disse...

Olá,fiz um mudança parecida com a sua,no meu NetBook HP mini mas estou com problemas e não sei se é só coincidência ou de fato o que estou pensando...O meu problema é o seguinte: Depois de instalar o windows XP a máquina não está funcionando o 'mouse' aqueles dois botões da direita e da esquerda e acendeu uma luz laranja,que por mais que eu pressione sobre ela,a mesma não apaga...Para ficar mais claro,esses 'botões' são os que nos da a possibilidade de ir em copiar,colar,personalizar e etc.

Acho que pode ter sido a mudança de programa,será?
Você tem alguma sugestão para resolver esse problema?

Obriga e parabéns pelo blog e pela clareza do mesmo.

Sílvio Lima on 9 de setembro de 2011 09:09 disse...

A Aline deveria instalar os drivers do mouse, teclado existente no site da HP.

Lavinho1 on 14 de outubro de 2011 05:37 disse...

como faço para extrair os drivers em formato inf do arquivo .exe

uilber on 2 de setembro de 2013 09:29 disse...

Cara, muito bom teu post sobre o assunto. Só o link com o driver SATA está quebrado. Se vc puder disponibilizar um donwload deste drive eu agradeceria. Estou tendo dificuldades para encontrar este drive.

Abraço