terça-feira, 12 de outubro de 2010

Instalando o Windows XP em um NetBook HP Mini 110 (110-1150 BR)

Incrível como o mercado de TI voltado para usuários domésticos é repleto de tosqueiras, e outras soluções oferecidas pela metade. Tomando um exemplo, o netbook HP Mini 110 (110-1150BR) é vendido nas lojas em duas versões: uma com o Windows XP Professional, e outra com o Windows 7 Starter. Em suma, o mesmo hardware com duas opções de sistema operacional, um antigo e completo e outro novo, porém limitado.

Na empresa onde trabalho compramos um com a versão limitada (7 Starter). Como possuíamos um licença adicional do XP sobrando, resolvemos instalar no disco. Esse computador utiliza uma controladora de disco da Intel ICH7M/MDH Sata AHCI, que obviamente o XP não suporta por padrão. Olhando no setup da máquina, não há qualquer configuração que permita alterar o modo como a controladora trabalha. Tentei o suporte da HP, que se recusou a prestar suporte pois a instalação que eu tentava fazer não era do sistema operacional que veio com o netbook, embora fosse um sistema operacional homologado para tal.

Resolvi então botar a mão na massa e com a ajuda do amigoogle, consegui fazer a instalação. A tarefa mais difícil da obra foi conseguir o drivers da controladora. A maioria das indicações que eu encontrava sobre o drivers desta para XP, apontavam para um link quebrado no centro de download da Intel. Procurando no
WikiDrivers encontrei esse link aqui válido.

Com o driver em mãos, foi a vez de baixar o nLite, para fazer a integração do mesmo com o cd de instalação do XP. Escolhi como única opção de customização a inclusão de drivers. Ao invés de criar uma ISO, escolhi para que o cd customizado fosse criado em uma pasta no HD.

Com a instalação já customizada, foi a vez de usar o
WinSetupFromUSB para criar o pendrive de instalação, indicando como fonte a pasta já customizada do XP. A instalação me pareceu bem mais lenta, e a instalação criada dessa maneira tem um detalhe, pois você precisará bootar pelo pendrive e escolher a primeira parte da instalação, e após rebootar você terá de mais uma vez bootar pelo pendrive e escolher a segunda parte da instalação.

Enfim, trabalho feito, basta instalar os drivers, disponíveis
na página da HP para o Windows XP, e então aproveitar o netbook com XP. Pelos meus testes, o desempenho dele, se comparado ao 7 Starter, ficou bem melhor com o XP.

Driver Controladora

http://www.mediafire.com/download.php?nnkemh1rj23
Página de Drivers da HP
http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareCategory?os=228&lc=pt&cc=br&dlc=pt&sw_lang=&product=4062559#N3014
WinSetupFromUSB
http://www.pplware.com/wp-content/uploads/faragao_imagens/installXP/WinSetupFromUSB-0.1.1.exe

5 comentários:

Maya Ribeiro McKinnon disse...

Muito boa a dica. De qualquer modo optei por integrar o driver com o NLite e criar a ISO para logo em seguida criar um cd do XP exclusivo para esse HP Mini. Valew!

alinecampos__ disse...

Olá,fiz um mudança parecida com a sua,no meu NetBook HP mini mas estou com problemas e não sei se é só coincidência ou de fato o que estou pensando...O meu problema é o seguinte: Depois de instalar o windows XP a máquina não está funcionando o 'mouse' aqueles dois botões da direita e da esquerda e acendeu uma luz laranja,que por mais que eu pressione sobre ela,a mesma não apaga...Para ficar mais claro,esses 'botões' são os que nos da a possibilidade de ir em copiar,colar,personalizar e etc.

Acho que pode ter sido a mudança de programa,será?
Você tem alguma sugestão para resolver esse problema?

Obriga e parabéns pelo blog e pela clareza do mesmo.

Sílvio Lima disse...

A Aline deveria instalar os drivers do mouse, teclado existente no site da HP.

Lavinho1 disse...

como faço para extrair os drivers em formato inf do arquivo .exe

uilber disse...

Cara, muito bom teu post sobre o assunto. Só o link com o driver SATA está quebrado. Se vc puder disponibilizar um donwload deste drive eu agradeceria. Estou tendo dificuldades para encontrar este drive.

Abraço