terça-feira, 2 de março de 2010

Asus Eee 1005 HA + Ubuntu 9.10 + Windows 7 SE

Bem, faz alguns dias em que eu comprei um netbook da Asus, o eee105HA. Na verdade, tudo começou com um misto do falecimento do meu notebook aliado ao desejo de ter algo portátil, que me permitisse o uso nos horários vagos do trabalho, faculdade, visitas a casa de amigos e etc. Por fim, depois de ler diversas resenhas sobre, comprei um!

Bem, o que dizer? A tela possui iluminação por LED de 10,1 polegadas, o que significa uma boa qualidade de imagens e um baixo consumo. O disco possui 160GB, 1 GB de RAM e no resto aquele “kit básico” que todos os notebooks possuem. Ah sim, um detalhe a ser levado em consideração, que inclusive fora mencionado em todas as resenhas que eu li e que realmente vale a nota, é o teclado (muito confortável, com um espaço bom entre as teclas) e o touchpad, também excelente. Ok ok, uma falha é não ter nenhum led para indicar que o caps lock esta ativado, mas....

Essa versão que eu comprei veio com o Windows 7 Starter edition. A primeira impressão que eu tive foi “argh”, mas depois de pesquisar sobre as limitações, eu descobri que a única coisa significativa que poderia me prejudicar seria o fato de não poder trocar o papel de parede, o que não é grandes coisa assim, mas como eu preciso de uma cópia do Windows para alguns programas sem correspondente em Windows, acabei optando por deixa-lo em uma partição separada. Antes que me perguntem, aquela limitação clássica dos Starter Editions de somente permitir a abertura 3 janelas foi removida do Win7SE.

Ah sim, detalhe legal, a asus já deixa o HD particionado, de modo que você possa instalar outro sistema operacional sem precisar apagar a partição (se bem que entre os recursos do 7 um deles é o de permitir a você fazer o redimencionamento das partições do sistema).

Fiz então o download do Ubuntu 9.10 Karmic Koala Netbook Remix. Gravei o dvd, gerei o pendrive e fiz então a instalação. Depois de uns 20 minutos a instalação estava concluída. A partir daí foi só usar o sistema e instalar os drivers faltantes, só que... opa! Não havia nenhum driver faltante! Isso mesmo, o Ubuntu 9.10 reconheceu e instalou TODOS os dispositivos do 1005, incluindo webcam, rede sem fio, funções de teclado. Até mesmo o meu mini-modem 3G ele reconheceu de imediato.

Bem, é isso. Caso você esteja pensando em uma boa alternativa para um notebook efetivamente portátil, o 1005 é uma ótima escolha. Ah sim, esqueci de falar que a bateria dele dura mais de 5 horas!!! Isso mesmo! Perfeito para a faculdade, onde nem sempre se tem uma tomada por perto. *rs Abaixo, alguns screenshots do mesmo.


2 comentários:

Bruno Oz disse...

Maneiro kra!!!
Depois vem aqui com o seu portátil para eu ver!!!
:4 )
Mas você instalou a versão para netbooks do Ubuntu, né? Ou modificou a versão normal para ter a interface maneira da versão net?
Não esquece de usar o Chrome, para economizar preciosos pixels de leitura verticais!!!

abraçOZ

Wdnei disse...

Olá Tales lí sua opinião sobre o Asus Eee 1005HA, mas só tenho uma duvida.
Você deixou os dois sistemas instalados ou só instalou o Ubuntu sozinho?
Pois estou comprei um EEE1005 tbm, mas estou com duvida se ele suporta dois sistemas operacionais.Por favor se puder responda.