quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Copiando uma única janela (Print Screen de uma única Janela)

Aproveitando a dica sobre cópia, todo mundo que ao pressionarmos a tecla Print Screen nós copiamos para a área de transferência a nossa tela atual. O que muitas pessoas não sabem é que, caso não seja necessário copiar toda a tela, mas apenas uma janela específica, nós podemos simplesmente selecionar a janela desejada e em seguida pressionar Alt + Print Screen.

Copiando o texto de uma MsgBox no Windows

Precisando copiar o conteúdo de uma messagebox para colar em um programa, tipo Bloco de Notas? Basta clicar na MsgBox em questão, pressionar Ctrl + C e em seguida no notepad pressionar Ctrl + V.

Simples, não?

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Atualizando horário de versão em sistemas Windows

No próximo final de semana, dia 18 de outubro, começa o horário de verão. Para aqueles que administram um parque de máquina, essa é sempre uma época chata, principalmente quando se trata de sistemas com banco de dados baseado em hora.
Enfim, para aqueles que precisam configurar seu parque de máquina baseando em Windows, recomendo a leitura desse documento da Microsoft que explica passo a passo as configurações de no registro que são necessárias para configurar a data de início de fim do horário de verão.
Outra opção, bem mais prática, é o uso do TZEdit, uma ferramenta da própria Microsoft, que pode ser baixada aqui. No site da UFRJ existe um bom tutorial ensinando como utilizar a ferramente.

Fontes:
http://support.microsoft.com/kb/914387
http://time.pads.ufrj.br/timezone.html
http://www.softshape.com/cham/manual/tzedit.htm

EventId

Problemas para entender as mensagens do EventViewer do Windows?
Então visite o site:

http://www.eventid.net/

OpenInkPot

Hoje li um interessante artigo a respeito do OpenInkpot, descrevendo sua história, funcionamento e atual árvore de desenvolvimento. Para quem não conhece – assim como eu não conhecia a 5 minutos atrás – o OpenInkPot é uma distro, baseada no Debian, voltada para leitores de e-book.
Apesar do nome “leitores de e-book” estar popularmente atrelado ao Kindle, existem diversos outros no mercado, alguns voltados para um público de mais baixa renda, outros de alta, mas no geral com algumas deficiências de funcionalidades e compatibilidade entre os formatos adotados. Isso pois não adianta de nada termos um belo leitor de e-book se não tivermos e-book a ler nele, e recriar / reconverter todos os e-books atualmente existentes para um novo formato seria no mínimo inconcebível –visto que a tecnologia utilizada nesses aparelhos não é tão nova assim.
O uso de distribuições Linux, embarcadas em dispositivos móveis também não é um acontecimento novo. Temos ai aparelhos como Motorola A1200, HTC G1, Nokia N900 entre outros que usam distribuições Linux. O próprio Kindle é baseado em Linux. Em virtude disso, por que criar uma distribuição independente para ebook?
Apesar do núcleo do sistema ser livre, toda a carcaça por cima – drivers, leitores e etc – muitas vezes não o é. A criação de uma distro única permitiria ao leitor não se prender a um determinado aparelho por questões de padrão. Um exemplo, hoje eu tenho o leitor A que abre o tipo de arquivo X. Se amanhã o meu leitor quebra, e eu resolva comprar o leitor B, eu não serei obrigado a adquirir os mesmos arquivos no formato Y, mas poderei garantir que irei abrir o formato X. Ao mesmo tempo, se eu tenho o leitor A e um novo leitor B é lançado no mercado,eu não precisarei comprar um novo aparelho para ler os arquivos Y, bastará que eu atualize o software do meu leitor A.
Ainda assim, o desenvolvimento desse tipo de suíte é uma tarefa quase hercúlea, pois em tempos atuais, onde cambamos entre grandes indústria que não liberam documentação sobre seus devices por medo de concorrência, e pequenos fabricantes que não liberam por falta de pessoal para gerar tal documentação – e mesmo por continuidade de seus projetos – é muito difícil a tarefa de se trabalhar com algo assim. Lembro das tentativas de se portar uma distribuição do Linux para os aparelhos antigos da Palm Inc - cuja única desenvaltagem nos dias atuais são os software incrivelmente desatualizados – cuja o projeto nunca chegou a sair de sua fase alpha.
Enfim, um trabalho nobre, mas que em minha opinião, sem o apoio dos grandes fabricantes, dificilmente sairá do mundo dos informatas.

http://www.guiadohardware.net/artigos/openinkpot/