sábado, 12 de dezembro de 2009

Medidor de Performance

Apesar das melhores e ferramentas que são oferecidas aos montes pelos sites de downloads da internet para verificação do desempenho do sistema, o Windows desde asua versão 5 (2k, XP, 2k3) já traz nativamente uma ferramente para esse propósito, que é o medidor de desempenho, acessado através do comando perfmon.msc.


Essa é a tela inicial do medidor. Temos ai então determinadas opções específicas para monitoração do sistema em tempo real. Podemos mudar o formato do gráfico, incluir novas medições além de outras opções momentâneas.

Há também a opção de criar alertas que serão gravados ou enviados para determinado estação/log/etc. Para que isso ocorra, devemos criar um novo alerta, acessando a opção “novas configurações de alerta”, como segue abaixo:


Será pedido que entre com um nome para aquele alerta. Após fazê-lo, você então terá acesso a janela logo abaixo:



Nessa janela, basta clicar em Adicionar, para incluir novos contadores, para processador, memória e etc. Quando você o escolher, ele ficará disponível na caixa Contadores. Claro, não basta apenas escolher que você quer monitor o uso da CPU de uma máquina, por exemplo, você também precisa dizer, quando você everá ser alertado. Quando ela ultrapassar 50%? 70%? Quando chegar a 100? Dessa maneira você terá de configurar os itens “Alertar quando valor for” e “Limite” para os valores aos quais você desejar ser alertado, isso para cada item adicionado a caixa de contadores.


Nessa mesma janela, na aba Ação, você tem a opção de qual escolher qual deverá ser a saída do alerta, podendo ser no log do sistema, enviar uma mensagem via net send (depende do serviço mensageiro estar ativado, não se esqueça), e-mail, um programa e etc.