quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Resenha e Instalação do Kubuntu 8.10 - HP Pavillion zv6000 - Parte 1

Boa tarde Pessoal!

Prometi em meu último post, um breve resenha sobre o Kubuntu 8.10, uma nova resenha mais completa assim que tivesse tempo de realizar a instalação do novo sistema em meu pc. Pois bem, resolvi não esperar muito e hoje mesmo já fiz a instalação em meu HP Pavillion zv6000. Vamos lá as impressões:
Instalação: nada de novo, bem limpa com os seus 7 passos altamente explicados;

Pós -instalação: a primeira coisa que fui verificar foi a placa de rede sem fio, uma Broadcom BCM4318. O assistente de redes (que por acaso esse do KDE está muito bom, melhor até que o do GNOME) mostrava uma placa de rede sem fio presente porém não conseguia conectar em nenhuma rede e no messages era mostrada a mensagem de erro de firmware. Pois bem a solução foi instalar o b43-fwcutter (já conhecido desde a versão anterior), mas antes de fazer isso foi preciso alguns passos antes;

Depois de plugar o cabo de rede em meu notebook (que funcionou perfeitamente, já adquirindo um ip e tudo mais) resolvi digitar o velho sudo aptitude install b43-fwcutter quando me deparei com uma mensagem de erro. Como já havia lido alguma coisa sobre esse bug na versão 8.10 pssei direto para a solução. Explicando o problema, o aptitude traz um arquivo de configuração para cada idiomar disponível no sistema, de modo a facilitar a tradução de alguns termos de uma língua para a outra. No caso do Português Brasileiro e do Português Europeu as diferenças entre os arquivos pouco impactam, porém por falha da Canonical fora incluído apenas o arquivo Europeu sem que o aptitude fosse configurado para utilizar o mesmo arquivo para ambas as linguagens (para falar a verdade, nem sei se tal configuração é possível). A solução portanto é você no terminal digitar o seguinte comando:

cp usr/share/aptitude# aptitude-defaults.pt usr/share/aptitude# aptitude-defaults.pt_BR

Corrigido o problema de idiomas do aptitude, é hora de atualizar a lista de pacotes disponíveis, através do comando:

aptitude updade


Agora sim, com a lista de pacotes atualizada nós podemos fazer a instalação do b43-fwcutter, para isso basta digitar a linha abaixo que o pacote será baixado.

aptitude install b43-fwcutter


Ao final do download, será iniciado um assistente em modo texto perguntando se você deseja fazer o download do firmware e a sua instalação. Basta responder que sim que o firmware será baixado e instalado automaticamente. Com isso sua placa de rede estará disponível.

Como havia dito em minha resenha anterior, o navegador padrão do Kubuntu 8.10 é o Konqueror e não o Firefox. Na minha opinião isso é uma grande ca##da da distro, pois o Konqueror apesar de ser baseado em webkit (como o Safari e o Google Chrome) é muito fraco de comparado aos demais navegadores. Para se ter uma idéia, nenhum dos sites de serviços do Google abrem corretamente nele. A solução portanto é instalar o firefox, seja através do download manual através da página oficial do projeto ou através do comando:

aptitude search firefox

É preciso de se preparar pois são 24 MiB de download, nada para usuário de banda larga mas algo desconfortável para os de banda estreita.

Após instalar o firefox a primeira coisa que se nota é a aparência dele, que fica um tanto deslocada se comparada com os programa para KDE. Para resolver isso precisamos ir no menu K, Aplicativos, Sistema,Configurações do Sistema. Na janela que se abre é preciso ir em aparência, na nova janela ir em GTK Style and Fonts e marcar a opção Use My KDE Style In GTK Applications.

- Outro item que eu gostei de modificar no KDE foi a questão do clique simples para o clique duplo. Eu sou do tipo de usuário que gosta que um programa ou arquivo seja aberto ao clicar duas vezes sobre ele e de selecionar, para ver um preview ou alguma informação de tamanho, com apenas um clique. O padrão do KDE é de selecionar ao se passar o mouse por cima e abrir ao se clicar. Pois então para se modificar isso, basta ir no mesmo Configurações do Sistema e lá escolher a opção Mouse & Teclado, em seguida mouse e por fim olha em Ícones, no lado inferior direito da tela, e mudar a opção de clique único para clique duplo.

É isso pessoal. No próximo post eu continuo com o relato das configurações a serem feitas no Kubuntu 8.10. Abraço!