terça-feira, 25 de novembro de 2008

Instalando CACIC no Suse Enterprise 10 SP1

Já faz algum tempo que o governo começou a investir em software livre em parte do seu parque de TI. Embora isso não signifique sempre a utilização de sistemas baseados em GNU/Linux em todas as suas estações – o que na minha opinião é um erro, pois na maioria dos casos os cofres públicos acabam pagando preço de licença de uso de sistema operacional, software aplicativo e anti-vírus para guarnecer um computador que será utilizado apenas para digitar alguns textos e/ou acessar a internet. Enfim, mesmo que a adoção de software livre signifique a utilização de um ambiente livre, isso se reflete no desenvolvimento de aplicações dentro de órgãos de ti de empresas federais espalhados pelo país.

Um desses programas desenvolvidos é o Cacic, um gerenciador de patrimônio de TI corporativo. Ele é escrito em php, precisando para o seu funcionamento de uma máquina com Linux, Apache e MySQL. Algumas pessoas dizem que ele funciona bem com Windows+Apache+MySQP, mas nesse caso eu fico devendo o teste.

A instalação do mesmo é bem simples. Eu estarei utilizando um servidor Dell executando Suse Enterprise 10 SP1 para fazer o passo a passo. Antes de mais nada, eu parto do pressuposto que o pacote do Cacic já está baixado – caso não você pode fazê-lo do site do projeto – e os serviços já se encontram instalados.

1) O primeiro passo é descompactar a pasta do cacic (normalmente cacic2) e copiar para o diretório htdocs do apache. É preciso configurar esse diretório para permissão total do usuário do apache.

2) O segundo passo é acessar o endereço http://127.0.0.1/cacic2/instalador apartir do seu navegador. Com isso será mostrar uma tela de boas vindas a instalação do programa. Clique em Próximo. Surgirá uma tela com a licença GPL. Caso você já a conheça e/ou concorde com ela, basta você clicar em Próximo.



2) Na terceira tela serão verificadas as pendências de pacotes e na configuração do php. Os primeiros items podem ser solucionado através dos respectivos pacotes. No caso das configurações, basta acessar o arquivo /etc/php/cli/php.ini, editando os campos correspondentes aos motrados na tela.

Mesmo que as indicações na tela estajam aparecendo de forma positiva, o ideal é que você verifique o arquivo php.ini, procurando por register_globals, register_long_arrays e memory_limits.


3) Nessa próximo tela será pedido um pouco de atenção, pois nela será preciso que você informe o endereço absoluto onde o cacic se encontra instalado – no meu caso em /srw/www/htdocs/cacic2 – assim como o endereço relativo – no meu caso http://127.0.0.1/caci2. Nessa tela também é necessário informar o nome de usuário e senha do usuário de administração do banco de dados instalado. Feito isso basta clicar no botão Construir BD no canto superior direito. Um detalhe é que antes de escrever essas opções, você pode testar a conexão com o BD e/ou ticar a caixa para inclusão de dados de teste no BD.

É muito importante que você precisar inserir um nome de usuário e senaha válidos no MySQL tanto na box de Tipo de Instalação quanto na Banco de Dados.



4) Essa é a penúltima tela da instalação. Nela você deverá de inserir dados de cadastro do administrador do sistema, assim como seu usuário e senha, que no meu caso foram admin e admin.



5) Por fim será apresentada a tela com o sumário da instalação. Clique em finalizar.


6) Eis então a sua tela inicial.do CACIC. Do lado esquerdo temos a caixa para se realizar o logon no sistema, e do lado direito temos um gráfico em formato de pizza para a que possamos ter um layout geral dos equipamentos cadastrados. Obviamente nesse primeiro momento o gráfico aparece vazio, pois ainda não inserimos nada.



Em breve, nos próximos artigos eu explicarei como cadastrar suas redes e máquinas para uso no Cacic.