quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Firefox + Hotmail

O firefox está ganhando cada vez mais adeptos entre os internautas do mundo todo e não para menos. Nos últimos meses o navegador da raposa conseguiu aumentar seu número de usuários de 8 para 20%, isso apenas nos últimos meses!

Com receio de que o seu navegador, Internet Explorer (um navegador lento, buguento e pouco compatível com plataformas outras que não a dos pcs) perca mais espaço do que o habitual, a Microsoft resolveu SABOTAR em uma atitude desleal, os usuários do hotmail que resolvem pular para o firefox.

Ao acessar o hotmail pelo firefox, o usuário é redirecionado para uma página onde é dito a ele que o seu navegador está desatualizado e pedindo a ele que instale o Internet Explorer 8. Caso você ignore o aviso e decida utilizar o hotmail, você simplesmente não conseguirá responder ou criar novos e-mails, pois alguns campos da mensagem aparecerão desabilitados.

Não existe qualquer compatibilidade técnica do firefox com o hotmail, o que ocorre é que toda vez que um navegador acessa um determinado website ele envia uma mensagem, chamada user-agent, que identifica o nome do navegador (Firefox, Safari, Opera, Internet Explorer etc etc etc) e o sistema operacional (Linux, MacOS, Windows, etc). Se aproveitando disso o hotmail retorna essa mensagem toda vez que um navegador que não seja o Internet Explorer tenta acessar o dito serviço.

Quer uma prova de que não existe qualquer problema técnico que impeça o acesso do hotmail pelo firefox? Pois então baixe essa extensão para o firefox: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/967 Ela simplesmente altera a frase enviada pelo navegador (user-agent) fazendo com que o website em questão esteja sendo visitado por outro tipo de navegador. Pois bem, baixe a extensão (basta entrar no site e clicar em instalar, que o firefox faz o resto automaticamente) e tenta acessar o hotmail. Voilá! Lá está o seu hotmail de sempre, sem qualquer problema ou deficiência.

Caso você queira conferir a frase enviada pelo seu navegador, eu recomendo que você visite o site http://useragent.org/ sem ativar a extensão e depois de ativar. É bem bacana.

No mais eu ainda me pergunto o por quê das pessoas ainda insistirem em utilizar o hotmail. Com tantos serviços bons como o Gmail (o melhor na minha opinião) e YahooMail, por quê insistir em usar um serviço de e-mail tão limitado e tão restritivo quanto esse? Veja, você não consegue acessa o hotmail do navegador do seu celular de maneira alguma! Enquanto o GMail, a própria Google libera um programinha em java para te ajudar a acessar a sua conta de qualquer lugar que você esteja!

É isso pessoal! Continuem usando o firefox! Um abraço!