quinta-feira, 16 de outubro de 2008

E a contagem regressiva para o lançamento do Ubuntu 8.10 continua...

E embora a data oficial seja dia 30 de outubro, já é possível baixar a última versão beta para já se habituar às características da nova versão. Falando nessas características, a maior parte delas diz respeito exclusivamente a atualização de pacotes, alguns muito importantes como a do Kernel, que agora passa a ser o 2.6.27 e a do Network Manager, que agora na versão 0.7 passa a suportar conexões 3G, múltiplas dispositivos ativos, roteamento, etc. Apesar de tudo acho que a maior inovação da versão 8.10 é o suporte ao DKMS.

Para quem não conhece, DKMS é a sigla de Dynamic Kernel Module Support, um projeto encabeçado pela Dell Computadores para facilitar aos fabricantes de hardware o desenvolvimento de drivers para Linux, de modo que estes (os fabricantes) não precisem gerar uma nova versão de um determinado driver para cada nova versão do kernel ou para cada distribuição diferentes, facilitando assim tanto a vida deste quanto a do usuário. Na modesta opinião deste que vos escreve, esse suporte já deveria ter sido incluído na versão 8.04 LTS, mas é aquilo ao menos a Canonical resolveu esta pendência na versão seguinte.

Um detalhe que me preocupa, e que sinceramente me proporciona várias dores de cabeça no 8.04 LTS e que infelizmente não vi qualquer menção no 8.10, é com relação ao pulseaudio, o proxy de áudio incluído na última versão. Pessoalmente acho ele bugado, pesado e completamente desnecessário para 95% dos usuários. Já tentei, de várias maneiras, entender o por quê da inclusão do mesmo em uma versão LTS, mas sinceramente não entendi. Espero que a versão incluída no 8.10 esteja melhor otimizada ao sistema do que na versão anterior.

É isso, de qualquer maneira agora só nos resta esperar por mais 13 dias para ver o que futuro o Time do Ubuntu nos reserva…