terça-feira, 2 de setembro de 2008

Google Chrome: versão beta disponível para download

Já se encontra disponível para download a 1a. versão beta do Google Chrome, um navegador de código-livre desenvolvido pela própria Google para tentar revalizar com o IE.

Para alguns, tal iniciativa pode parecer um tanto estranha, pois se falando de alternativas ao IE, a Google já patrocina a fundação Mozilla e seu Firefox (você sabia que cada vez que você faz uma busca naquela caixinha da Google que fica no firefox você ajuda a aumentar a contribuição da Google para fundação Mozilla?). Ainda assim é preciso lembrar mesmo como patrocinadora, a Google não é proprietária nem é mandatária dos rumos da fundação Mozilla, e por mais que ela opine nos rumos a serem tomados pelo Firefox não é ela que dar a palavra final.

Com o lançamento do Chrome além da bela jogada comercial, a Google acaba por ser a responsável por uma nova alternativa no mercado dos navegadores – que cá entre nós, nunca esteve tão movimentado desde o fim do Netscape Navigator.

Bem, é isso. Já baixei o novo navegador, mas como a por enquanto a única versão disponível é para Windows, eu não tive a oportunidade de instalar o mesmo. Assim que eu o fizer eu posto um review. Sobre uma versão para Linux, a Google diz que irá liberar em breve, juntamente com uma para MacOS.

Apenas uma consideração final, as aplicações Web da Google são bem conhecidas por permanecerem um looooongo tempo em versão beta (vide o onipresente Orkut). Será que com o Chrome será diferente?

Caso você queira ter um gostinho do que essa nova experiência de navegador pode vir a te oferecer, leia o Comic disponibilizado pelos desenvolvedores.