quinta-feira, 24 de julho de 2008

WindowsXP: Descobrindo configuração de internet através do registro

Essa semana, precisei recuperar as antigas configurações de rede (ip, subnet mask, gateway etc etc etc) de uma instalação danificada do XP que já não mais iniciava. Penei um pouco e após consultar alguma documentação da microsoft, acabei por encontrar dentro do registro o local onde tais configurações são salvas. O caminho é:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Services\{4EBCBDCA-1E7D-4584-B05B-4EC6B3EB2F10}\Parameters\Tcpip

Onde 4EBCBDCA-1E7D-4584-B05B-4EC6B3EB2F10 é uma identificação relativa a placa de rede que estava instalada no meu pc; quando você for olhar o registro na sua máquina essa numeração será diferente.

Nesse caminho você encontrará todas as configurações relativas as interfaces. Outra opção é procurar no caminho:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Services\Tcpip\Parameters\Interfaces\{4EBCBDCA-1E7D-4584-B05B-4EC6B3EB2F10}\

Caso o seu computador esteja configurado para adquirir um ip de um servidor de DHCP, você pode descobrir quem era o seu servidor olhando o caminho:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Services\Netbt\Parameters\Interfaces\{4EBCBDCA-1C7D-4284-B05B-4EC6B3EB2F10}\

No caso do meu computador, como mencionei a instalação do XP estava danificada e não mais iniciava. A solução foi plugar o HD em outro computador e através do sistema lá instalado acessar o registro.

O problema é: como acessar o registro dessa outra partição?

O Editor de Registro padrão não permite essa operação. Procurando rapidamente na internet eu encontrei uma ferramente freeware chamada RegisterViewer, que tem como porém de só funcionar através de um boot do DOS, o que implica em uso de outros programa para acessar partição NTFS etc etc etc.

A segunta opção foi o Alien Registry Viewer, que é shareware (funciona por 30 dias). Esse software abre uma janela semelhante ao Editor de Registro padrão, com a diferença que ao iniciar ele mostra uma janela pedindo que você identifique qual o arquivo do registro a ser utilizado. Normalmente o caminho do registro é:

C:\Windows\System32\Config

Claro, lembrando que C: pode ser qualquer outra partição.