terça-feira, 22 de julho de 2008

Muan: AnimaMundi e OpenSource



No último sábado estive no AnimaMundi, evento internacional de animação que ocorre anualmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Quando cheguei ao CCBB, um dos pólos do evento onde me deparei com vários telões rodando um programa chamado Muan em cima de um ambiente Gnome-Ubuntu (é impossível não reconhecer o símbolo no menu de aplicações). Fiquei curioso sobre o que seria tal software e para que o mesmo serviria.

Pois bem, Muan, que em tupi-guarani significa vagalume, é um acrônimo para Manipulador Universal de Animação ou Motion Universal Analyser. Ele foi desenvolvido pela equipe do Anima Mundi em conjunto com o pessoal do IMPA, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da IBM.

O objetivo do Muan é oferecer em uma única ferramenta, livre e gratuita, que transforma um simples computador PC com uma WebCam em uma câmera quadro-a-quadro, projetor, mesa, ilha de edição e gravador de mídia. O seu principio básico de funcionamento são as aniamações de stop-motion, embora seja possível editar quaisquer outras como Pixilation, Recortes, etc.

Na página de download do projeto é possível encontrar os pacotes rpm para instalação do software. No fórum é possível encontrar uma ligação para o pacote déb assim como as instruções para o Ubuntu 7.04 e 7.10. Estarei em breve fazendo a instalação e testes no 8.04. Ainda no sítio do projeto é possível encontrar uma galeria com algumas animações feitas com o Muan e uma cartilha explicando sobre os princípios básicos da animação.