terça-feira, 17 de junho de 2008

Ubuntu 8.04 - Lentidão ao acessar drive de DVD IDE-PATA

Após a instalação do meu Ubuntu 8.04 passei a notar uma demora no acesso ao meu drive de dvd dentro do Ubuntu 8.04. Em um primeiro instante pensei se tratar de um problema no drive, porém ao iniciar pelo 7.10, que ainda permanecia instalado em uma outra partição, confirmei se tratar de uma falha de software.

Através do software hdparm, verifiquei uma diferença brutal na taxa de acesso dentro de um para o outro, estando a velocidade no 7.10 20x maior do que no 8.04. Durante esses testes notei algo curioso, meu drive dvd que é IDE e que era reconhecido como hdc no 7.10 estava sendo reconhecido como scd0 no 8.04. Esse diferença na nomeclatura ainda será assunto nesse blog, provavelmente no próximo post.

Após uma grande pesquisa pelo google, acabei por encontrar a solução para o meu problema no fórum ubuntuforums.org em uma mensagem do usuário joshrobinson, que teve um problema semelhante ao meu no dia 30 de março e acabou por encontrar a causa, e por consequência a solução, do problema nos módulos do initramfs.

Eis os passos que ele seguiu:

primeiro ele abriu o arquivo de configuração do initramfs-tools, através do comando:

sudo gedit /etc/initramfs-tools/modules


nesse arquivo, que provavelmente estará todo comentado, ele inseriu as seguintes linhas:

pata_atiixp
blacklist ata_generic


Por fim, ele recriou a imagem do initramfs com o comando:

sudo update-initramfs -u


Depois disso, bastou reiniciar o pc para o drive de dvd funcionar corretamente.

Para você que não sabe do que se trata o initramfs e ficou curioso, podemos dizer de maneira simplória, que se trata de uma imagem básica, que é montada pelo kernel após o seu carregamento. Nessa imagem se encontram os módulos necessários para se montar o dispositivo onde se encontra a partição raíz e efetivamente dar inicio ao processo init.