quarta-feira, 11 de junho de 2008

Ubuntu 8.04: Instalação ATI Radeon Xpress Series 200M e Broadcom BCM4318 [AirForce One 54g]

Em outubro de 2007 o Ubuntu passou a contar com uma nova ferramenta chamada gerenciador de drivers restritos, que indicava a presença de determinados componentes sem drivers opensource e ajudava a encontrar e instalar drivers restritos para o mesmo. O funcionamento era ótimo e não havia nada do que reclamar. Infelizmente com a versão 8.04 tal recurso se tornou um tanto que deficiente e passou a mostrar apenas aqueles drivers que já estivessem instalados no sistema e que não fossem open source.

Após a instalação da nova versão do ubuntu, minha "placa de vídeo", uma ATI Radeon Xpress Series 200M, aparentemente estava a funcionar porém seção de drivers restritos (drivers de hardware no 8.04) aparecia um driver para ATI GL Fire que estava ticado mas não estava sendo utilizado. Por mais que se marcasse ou desmarcasse o hardware, o mesmo não era ativado. Ou seja, a placa estava funcionando utilizando um driver genérico, portanto nada de efeitos 3D, nada compiz ou beryl.

A solução para o problema foi ir até o Synaptic e baixar o pacote xorg-driver-flglrx. Essa pacote possui pouco mais de 9 MB e contém os binários dos drivers para vários modelos da ATI.

Outro pacote interessante para ser instalado é o fglrx-control, que nada mais é do que um painel de controle da ati para configurações específicas da placa, como por exemplo, ajustes de cor, gerenciador de monitores (para placas com mais de uma saída de vídeo), configuração de anti-aliasing etc.



Essa painel será bem familiar para aqueles acostumados ao mundo Windows, porém caso você deseje instalar o mesmo será preciso tabém instalar o pacote da libqt3. Depois de instalado, ele poderá ser acessado através do menu aplicações, Outras, ATI Control Center.

Outro dispositivo
cuja instalação e reconhecimento deu algum trabalho foi minha placa de rede sem fio, uma Broadcom BCM4318 [AirForce One 54g], que no Ubuntu 7.10 aparecia dentro de Drivers Restritos e no 8.04 nada.

Para instalar esse hardware Precisei baixar o
b43-fwcutter, uma versão mais nova e por acaso muito melhor do velho bcm43 e que caso você tenha feito download do Ubuntu 8.04 em DVD já se encontra no disco. Ao instalar esse pacote, ele tenta se conectar a internet para baixar a firmware. Caso ocorra algum erro (ou caso você simplesmente não esteja conectado pelaa sua rede com fios) você pode baixar manualmente a firmware aqui e fazer a instalação manual através dos comandos:

tar xjf broadcom-wl-4.80.53.0.tar.b2

cd broadcom-wl-4.80.53.0/kmod

$ sudo -s

[sudo] password for user:

# b43-fwcutter -w /lib/firmware wl_apsta.o

Feito isso, bastará reiniciar o computar e a sua placa de rede sem fio estará funcionando com a devida indicação ativa.