domingo, 15 de junho de 2008

Ubuntu 8.04: Instalando Oracle Database 10g Express

Recentemente estive a experimentar em minha máquina o Oracle Database 10g Express. Para quem não conhece, esta é uma versão gratuita, distribuída sobre a licença OTN. Esse é um banco de dados completo, porém com determinadas limitações como máximo de 4GB de dados, suporte a apenas 1 execução por processador e apenas 1 processador por máquina, entre outras especificadas na licença. A distribuição é feita pela própria Oracle em em seu sítio na internet. Lá é possível encontrar os binários para linux, em pacotes deb e rpm, e para windows.

O pacote possui algo em torno de 250MiB e sua instalação pode ser feita através do Instalador de Pacotes Gdebi. O importante é após a instalação você execute o seguinte comando como root:

$ sudo /etc/init.d/oracle-xe configure

Esse comando irá iniciar um assistente de configuração do Oracle Express em modo texto. O mesmo é bem simples e pede apenas que se responda a quatro perguntas.

A primeira pergunta é a respeito a porta a ser utilizada pelo Oracle Application Express, uma interface web por onde você irá fazer todo o gerenciamento do Oracle. Por padrão a porta escolhida é a 8080.

A segunda pergunta é sobre a porta para o listener do banco de dados, que por padrão é a 1521.

No terceiro passo será pedido uma senha inicial. É através desta que você irá se logar no OAE, junto com o usuário sys ou system. Após digitada a senha será pedida a sua confirmação.

Por fim a última pergunta é se o serviço do Oracle será iniciado ou não durante o boot do sistema.

Respondida essa última pergunta, o programa de configuração irá demorar alguns instante para configurar e iniciar o serviço. Terminado o processo bastará você abrir o firefox e acessar o endereço: http://127.0.0.1:8080/apex. Através dessa tela você poderá desempenhar todas as funções administrativas referentes ao banco de dados como gerenciamento de usuários, tablespaces, objetos etc.

As demais opções do Oracle Express, você irá encontrar no menu Aplicações, Oracle Database 10g Express Edition. Uma documentação completa sobre o Oracle você pode encontrar localmente no endereço http://127.0.0.1:8080/apex/wwv_flow_help.show_help?p_flow_id=4500&p_step_id=1000 ou então online no sítio da própria Oracle.

Um detalhe importante: caso você precise acessar o banco de dados ou mesmo iniciar o serviço será preciso que o seu usuário do sistema faça parte do grupo dba. Para incluir seu usuário nesse grupo, basta ir ao menu Sistema, Administração em seguida Usuários e Grupos. Na tela que se abre, clique em desbloquear e em seguida Gerenciar Grupos. Na tela de configuração dos grupos, procure pelo dba, clique em propriedades, e na caixa usuários do grupo marque o seu usuário.