quarta-feira, 11 de junho de 2008

Instalando o Dell OpenManage Server Administrator no Ubuntu Server 7.10

Um dos maiores problemas que resolvem fornecer suporte ao Linux é o de que eles esquecem que existem várias e várias distribuições do Linux disponíveis no mercado.

Um dos maiores problemas da DELL é que ela esquece que existem distribuições absurdamente mais populares do que o Red Hat Enterprise no mercado.

Precisei um dia desses monitorar o status de uma controladora PERC 5/i de um Power Edge 2950 com o Ubuntu Server 7.10 instalado. Fui até o site da DELL e, tcharam, somente pacotes para Red Hat. Ou melhor, antes fossem somente pacotes, eram arquivos bin, na verdade scripts com pacotes embutidos, que realizavam as modificações necessárias no RHES e em seguida instalava o software da DELL.

Como não pretendia troca de distro, resolvi caçar na net e eis que achei no entre listas e páginas de manual da DELL, uma menção a um sítio alternativo onde era possível baixar um pacote déb para o Debian Sarge.

Fui até o sítio, baixei o pacote e instalei no meu ubuntu server. Antes de realizar a instalação com sucesso, precisei ainda baixar os pacotes abaixo do Ubuntu Packages:

ipmitool_1.8.8-3.1_i386.deb
libncurses5_5.6+20070716-1ubuntu3_i386.deb
libopenipmi0_2.0.11-1_i386.deb
libsnmp10_5.3.1-6ubuntu2.1_i386.deb
libsnmp-base_5.3.1-6ubuntu2.1_all.deb
openipmi_2.0.11-1_i386.deb
libsensors3_2.10.4-1ubuntu1_i386.deb
libstdc++5_3.3.6-15ubuntu2_i386.deb

Caso o seu servidor possua acesso a internet não se preocupe, basta instalar os mesmos através do aptitude ou do apt-get. No meu caso, como meu servidor não possuía, precisei fazer o trabalho “manualmente”. Fora esses ainda foram necessários alguns outros inclusos no cd do Ubuntu Server, esses mesmo off-line você consegue instalar pelo aptitude.

Instalados os pacotes consegui instalar o Dell OM sem problemas!

Sítio i386: ftp://ftp.sara.nl/pub/sara-omsa/dists/dell/sara/binary-i386/
Sítio x64: ftp://ftp.sara.nl/pub/outgoing/dell/binary-amd64/

3 comentários:

crazier22 disse...

Tales,
Achei uma documentação interessante sobre como instalar em qualquer linux. Dá uma olhada: http://anothersysadmin.wordpress.com/2008/02/22/howto-install-dell-openmanage-system-administrator-on-exotic-linux-distributions/

Abraços,
Renato.

Chaveirinho SPO disse...

Tales, Você sabe se existe alguma Interface Gráfica do OMSA ? ou as configurações devem ser só por linha de comando ?

tela disse...

O problema na verdade é o suporte da Distribuição Linux.

Como a RH e também SUSE possuem um grupo de suporte (pessoas dedicadas a prestar suporte a tecnologia) existe a quem recorrer.

No caso das demais distribuições, não existe suporte na verdade. O que existe é um grupo de pessoas que mantém a distribuição de forma volutária e ai você acaba dependendo da disponibilidade deste grupo ou de alguém em algum forum lhe ajudar.
Neste caso não existe nem um tempo minimo de retorno a sua necessidade.